quarta-feira, 13 de abril de 2011

O que vale a pena?

Hoje fiquei com uma dilema martelando o dia o inteiro na minha cabeça, afinal 'vale a pena perdoar?'. Não é uma pergunta fácil, aliás a maioria de nós não sabe bem nem o que significa perdão.
Alguns dizem que perdoar não é esquecer, realmente não é, perdoar é absolver da culpa. Mas sendo a culpa absolvida, por mais que não possamos tirar o passado do nosso acervo memorial, não podemos culpar ou cobrar mas quem errou por aquilo.
Vendo por um ângulo diferente, quem seria eu cheia de defeitos, pra absolver a culpa de alguém? Li um livro que definia perdão como entregar nas mãos de Deus quem julgamos que fez algo errado para que Ele possa agir no coração dessa pessoa, achei uma definição bem mais justa e cabível, e prefiro perdoar assim.
Agora na verdade, quando falamos em perdoar, falamos em deixar o passado de lado e quase sempre tentar retomar algo. Acho que o questionamento que eu realmente e fiz é até que ponto vale a pena deixar o que passou de lado, até onde vale a pena passar por cima do passado?
Ás vezes quando passamos por fases muito difícieis na nossa vida desacrditamos em tudo, nas pessoas, no amor... Até que a gente perceba que precisa acreditar tanto quanto precisa respirar, é nossa razão de existir. O fato é que o passado é tentador por tudo de bom que vivemos nele, e mais tentador ainda quando não estamos numa fase tão legal, mas... O tempo não volta, se as circusntâncias mudaram, você pode fazer as mesmas coisas, mas surtirão efeitos diferentes.
Eu cheguei a condlusão de que não deve ser atoa que a vida nos abre um novo dia a cada amanhecer, acredito que eu tenha que estar em paz com meu passado, justamente para não querer voltar nele. Então sim, vale a pena perdoar, mas muito raramente vale a pena reviver, um brinde ao novo, que seja sempre assim!

0 comentários:

Postar um comentário