sábado, 28 de agosto de 2010

"Um tapinha não dói?"

A lei que proibe qualquer tipo de castigo físico em crianças é um passo gigante para uma educação consciente, fico triste que seja necessário uma lei para impedir os pais de cometerem tamanha ignorância.
A legislação previa que os pais seriam punidos apenas se houvessem castigos abusivos, agora pergunto se bater numa criança que não tem condições de se defender, não é abusivo? É público e notório que agressão não resolve nenhum tipo de indisciplina.
Quase todas as pessoas que vão pra cadeia, apanham lá dentro, é a triste verdade, e voltam a cometer crime quando saem de lá. Isso confirma que recuperar as pessoas não inclui castigos físicos, mas sim conscientização, o que uma boa conversa no caso dos filhos, e um tratamento sério no caso de criminosos, resolve.
A agressão tanto física quanto psicológica deixa marcas na criança pro resto da vida, é a velha história de que quem bate esquece, quem apanha não. Se os pais soubessem o dano irreparável que causam na auto-estima da criança, jamais cometeriam tamanha atrocidade.
Educação tem a ver com carinho, amor, repreensão, mas não com tapa. Na maioria das vezes os pais não agridem pelo que a criança fez, mas por perderem a paciência por que tem contas, vizinhos chatos, o chefe que é um porre, sem preceber que a criança não tem culpa por nada disso.
Essa agressão, que na minha humilde opinião é gratuita, gera um sentimento de que perder o controle é normal, que podemos descontar em qualquer um nossos problemas, frustações ou sei lá mais o que, por que ele 'pisou no nosso pé', e temos como resoltado um mundo doente.
Acho que se todas as vezes que estivessemos a ponto de perder a paciência parassemos por 30 segundos antes de falar, ou fazer qualquer coisa, as coisas seriam muito diferentes. Entendo que não seja fácil, mas cuidar de nossos filhos é nossa obrigação e vale a pena refletir sobre isso.

0 comentários:

Postar um comentário